quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Como acampar

Não devemos esperar que uma região silvestre ofereça sempre as melhores condições para um acampamento ou bicave".
Consideremos também que nem sempre é isso que estamos procurando, não é muito difícil procurarmos solo plano e gramado com água por perto, mas é necessário termos certa experiência na procura de um local apropriado.
       Cada local possui suas próprias características, e a escolha do melhor local para acampar, bem como as disposições das barracas depende do bom senso e da experiência do excursionista. Desta maneira é preciso que haja um bom planejamento; que tudo seja feita com calma e muita cautela, afim de observar todos os eventuais problemas para que não haja surpresa e tudo seja previsto anteriormente. BARRACAS
A barraca será a habitação do campista durante o período de acampamento. Deve, portanto, oferecer o máximo de conforto e muita segurança para proteção contra o vento, a chuva, o frio o sol e sua aquisição deve ser muito criteriosa.
TIPOS DE BARRACAS

Europeu – Possui um estrutura metálica tubular e divisões internas, em quarto, que proporcionam maior mobilidade aos seus ocupante. Sua montagem, desta forma é mais complexa que as demais. Dependendo do modelo, pode abrigar de quatro a oito pessoas.
Canadense – Tem sua forma como um "V" invertido. É simples de se armar, já que a sua sustentação normalmente é formada por dois pólos ou mastros verticais, algumas com cumeeira. O teto e sobreteto dessem inclinados até o chão. As mais modernas possuem pólos em "V" externos. Trata-se de modelos mais simples para montar e desmontar. Pode abrigar de duas a cinco pessoas.
Iglu – Seu formato se assemelha a um iglu de esquimó, com sua estrutura externa de polo de fibra de vidro em forma de arco. São resistentes ao vento fortes e muitos confortáveis, com um ótimo aproveitamento de espaço interno. Pode abrigar de duas a quatro pessoas.
Tubular – Como as barracas "iglu" possui uma estrutura externa de pólos de fibra de vidro em forma de arco, porém formando um meio "tubo", são ideais onde se dispões de pouco espaço e mais condições de terreno. Podem abrigar de uma a três pessoas.
OBS: Dependendo de fabricantes, modelo ou aplicação, as barracas podem ser construídas com dois tetos ou apenas um. As de tetos simples devem ser obviamente impermeabilizadas – apesar da vantagem de serem mais leves, não possuem um isolamento térmico eficiente além de condensar internamente, no tecido a umidade da transpiração dos ocupantes da barraca. Na barraca de dois tetos só o primeiro tetro é permeável. Entre ele e o sobreteto mantém-se uma camada de ar isotérmica de aproximadamente 10 cm.
O ar parado é isolante térmico.


Atualmente as famílias ou grupo de amigos, estão preferindo POUSADAS ECÓLOGICAS, definindo assim a grande procura por Campings. Não somente por ser uma alternativa bem mais barata para suas férias, como também o contato com a natureza ser muito grande.
 O Contato com a Natureza e a sensação de liberdade têm levado cada vez mais pessoas a acampar. No camping o clima é de companheirismo e amizade. Além de conhecer novos lugares e trocar experiências, acampar é uma opção mais econômica e não requer equipamentos sofisticados

Nenhum comentário:

Postar um comentário